A infecção urinária é uma doença infecciosa que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins (pielonefrite), bexiga (cistite) e uretra (uretrite), sendo as duas últimas as mais comuns. A bactéria Escherichia coli é a principal responsável por causar esse problema e está naturalmente presente no intestino, pois tem papel fundamental na digestão.
Quando o intestino está constipado e inflamado, aumenta-se o risco das bactérias do intestino migrarem para a bexiga.
Além disso, a infecção urinária pode ser classificada com base na sua recorrência: Caso ocorra 2 vezes em período de 6 meses ou 3 vezes ou mais em período de 12 meses ela é classificada como infecção urinária de repetição.
Quem pode ter infecção urinária
Homens, mulheres, crianças ou idosos, todos estão sujeitos à infecção urinária, todavia, é mais comum em mulheres, pois a incidência da constipação intestinal é maior no sexo feminino e por fatores anatômicos, a uretra da mulher é muito mais curta e se encontra mais próxima ao ânus.
Estatisticamente, cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Isso porque a mulher tem 50 vezes mais chance de ter o problema que o homem.
Principais fatores:
A nossa bexiga, assim como outras partes do corpo humano, é composto por uma microbiota que tem suas funções específicas de cada local, mas agem muitas vezes como protetoras e reguladoras do meio. Quando ocorre um desequilíbrio na microbiota urinária, a pessoa tende a desenvolver uma infecção urinária.
Os fatores que causam a infecção urinária, destacam-se a baixa ingestão de líquidos, esvaziamento incompleto da bexiga, intervalo prolongado entre as micções, constipação e inflamação intestinal, litíase urinária, diabetes descompensada e alterações imunológicas.
O sistema urinário do ser humano se defende de possíveis invasores, através das constantes lavagens da bexiga, por meio das descargas miccionais.
Sempre explico para os meus pacientes que devemos tomar água e fazer xixi constantemente durante o dia, pois a água é um agente diluidor e carreador de excrementos celulares, toxinas de alimentos, de bebidas e ambientais, que caem na corrente sanguínea, para então, serem eliminadas pela micção e ao mesmo tempo, “enxaguar” a bexiga.
Sintomas
Os principais sintomas de infecção urinária são: ardência ao urinar, urgência miccional, urgência seguida de perda, numerosas idas ao banheiro para urinar, urina avermelhada (com sangue) e dores no baixo ventre.
Ozonioterapia e Infecção Urinária
A Ozonioterapia é uma excelente aliada para quem sofre de infecção urinária de repetição. Isso acontece graças às propriedades bactericidas, fungicidas, regeneração tecidual e ação anti-inflamatória que o ozônio entrega.
Quando aplicada na bexiga para o tratamento da infecção urinária, ela retira a microbiota nociva, facilitando a recuperação da microbiota saudável.
Dependendo da queixa a ser tratada, é escolhida a melhor via de aplicação que pode ser vaginal, uretral e retal. Os pacientes relatam ótimos resultados quando é utilizado o recurso da ozonioterapia, sem falar que essa técnica não apresenta efeitos colaterais.
A Clínica Souto Vital é pioneira em Brasília em recursos antifúngicos e antibacterianos em Uroginecologia e o Dr. César Souto é especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher desde 2006.