Artrite Reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações, sendo as menores como as das mãos, punhos, tornozelos e dos pés, as mais comuns. Podem afetar outras articulações também, como joelho, coluna cervical, cotovelo e ombro. É considerada uma doença autoimune, que afeta as membranas sinoviais de múltiplas articulações e órgãos internos, como pulmão, coração e rins.
A cartilagem, o osso e os ligamentos da articulação acabam por se erodir (desgastar-se), causando deformidade, instabilidade e a formação de cicatrizes dentro da articulação.
As articulações deterioram em uma taxa variável. Muitos fatores, incluindo a predisposição genética, podem influenciar o padrão da doença.
É uma doença mais comum em mulheres que em homens, tendo uma relação de duas vezes mais incidência em mulheres, e normalmente acomete homens e mulheres entre os 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em qualquer idade. As causas da doença ainda são desconhecidas.
Os artigos científicos evidenciam a alta prevalência de perturbações intestinais em pacientes com Artrite Reumatoide e a Terapia de Intestino, juntamente com a Ozonioterapia são apresentados como ótimos aliados para reabilitar a função intestinal, ajudar a modular o sistema autoimune e melhora terreno biológico do organismo do paciente para o enfrentamento desta doença.
Os principais sintomas da Artrite Reumatoide incluem:
– Rigidez matinal, que regride durante o dia;
– Mal-estar;
– Diminuição do apetite;
– Perda de peso;
– Cansaço;
– Febre baixa;
– Inchaço nas juntas das mãos, punhos, joelhos e pés;
– Deformidades nas mãos, punhos, joelhos e pés.