fbpx

Gases no sistema digestório. Um assunto que muitas vezes gera constrangimento em público. Saiba que é normal os gases presentes no nosso corpo sejam expelidos, mas até certo ponto.

Flatos, pum, arrotos, nada mais são do que nomes dados aos gases que são expelidos pelo nosso organismo. Os gases que são engolidos e produzidos no estômago e saem pela boca e são conhecidos como arroto ou eructação, mas a grande parte desses gases são produzidos pelo intestino como resultado do processo digestivo dos alimentos e saem na forma de flatos.

Os seres humanos produzem em média 400 a 600 ml de gases por dia, em forma de eructação e flatos. Isso é normal e muitas vezes até indicam que a microbiota intestinal está saudável. Porém o excesso de produção é considerado como flatulência e pode indicar que algo está errado.

Neste texto iremos explicar mais sobre esses gases intestinais, o porque até certo ponto é importante para a saúde do intestino e o que devemos fazer caso produza gases em excesso.


Formação dos gases intestinais:

O corpo produz gases de várias formas:
– Mastigação e deglutição. Momento em que engolimos ar junto ao alimento.
– Conversar enquanto come, aumenta as chances de acrescentar gases.
– A mastigação incompleta também aumenta as chances de produzirmos gases.
– A respiração oral é uma fonte de produção de gases.
– Gases da corrente sanguínea também se somam ao volume no sistema digestório.
– Intestino constipado. O período prolongado dos resíduos intestinais parados, aumentam a fermentação e produção de flatos.

Os gases que são produzidos naturalmente no intestino como resultado dos processos digestório.

Fatores que aumentam a produção de gases:

O consumo de alimentos flatulentos como a cebola, repolho, couve flor, alho, alho poró, aspargos, cogumelo, abacate, brócolis, rúcula, espinafre, couve, alface americana e as leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico e soja) propiciam o um aumento no volume da produção de flatos. Devemos comer regularmente, porém, se perceber que está produzindo gases em excesso, devemos diminuir o volume ingerido.

Outros alimentos que aumentam a produção de gases no nosso organismo são, o leite e seus derivados, glúten, açúcar e bebidas gaseificadas.

Principais queixas:

O mais comum quando se tem um excesso de gases é sentir a barriga distendida e eliminação excessiva de flatos e eructações.

O odor está relacionado a alimentos ricos em proteínas, microbiota intestinal desequilibradas e intestino constipado.

Recomendações para prevenir a flatulência:

  • Procure não falar muito durante as refeições, pois diminui o volume de ar deglutido.
  • Reserve um tempo tranquilo para as refeições, mastigue bem os alimentos e coma com calma. Engolir a comida sem mastigar direito atrapalha a digestão e faz com que nutrientes não sejam digeridos adequadamente e cheguem ao intestino onde será fermentado.
  • Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido, pois facilita o trânsito intestinal para evitar a constipação.
  • Fazer exercícios físicos com frequência, como caminhada, pois estimula os movimentos intestinais.

8 Remédios caseiros para ajudar a diminuir os gases:

  • Chá de erva-doce.
  • Chá de hortelã-pimenta.
  • Chá de gengibre.
  • Chá de erva-cidreira.
  • Chá de camomila.
  • Chá da raiz de angélica.
  • Chá de louro.
  • Fazer caminhada ajuda a movimentar o sistema digestório e eliminar os gases.
Rolar para cima