O eixo intestino-pele, é o reflexo externo da saúde intestinal. Muitas condições dermatológicas podem ter uma relação direta com um desequilíbrio da microbiota, ou seja, há uma alteração nos microrganismos presentes no trato intestinal que em condições normais não nos causam essas alterações dermatológicas.
Um intestino saudável é fundamental também para manter a pele bonita e hidratada. Um intestino em mau funcionamento estimula a produção de substâncias inflamatórias que geram uma inflamação de todo o organismo e a pele acaba sofrendo essas consequências com o aparecimento de acne, melasma, erupções cutâneas, pele opaca (sem vida), dermatite e vermelhidão.
A pele apresenta poros que atuam como um órgão excretor, e por ter essa função é capaz de expelir as substâncias do corpo, porém, ela é a última a fazer essa excreção. Quando o Intestino, o Fígado e os Rins não estão funcionando adequadamente, o sistema linfático, pulmão e pele tentam compensar a função excretora, ou seja, quando temos esses sintomas na pele é um grande indicativo de que nosso organismo não está funcionando como deveria.
A terapia do intestino proporciona uma melhora na vitalidade da pele, pois ao cuidar da saúde do Intestino e fazer com que ele tenha uma dinâmica adequada, as substâncias tóxicas serão excretadas pelo intestino aliviando a sobrecarga no sistema linfático, pulmão e pele, deixando-a com aparência vitalizada e bonita.